sábado, 19 de junho de 2010

Corte de unhas

Na natureza, os cachorros e gatos teriam suas unhas naturalmente aparadas, pois caminhariam em terrenos menos lisos, lixando-as com frequência.
Como criamos nossos bichinhos em ambientes de chão liso, o ideal é expô-los a passeios nas ruas e em terrenos arenosos. Para gatos, os brinquedos chamados "arranhadores" são os principais aliados.

Quando os passeios não são constantes e seu gato é preguiçoso para afiar suas garras, as unhas devem ser aparadas com um cortador de unhas. É muito importante impedir que elas cresçam demais, pois podem prejudicar o animal em diversas formas. Uma delas, é que o animal passa a "pisar" em cima da unha, podendo prejudicar seu movimento e a longo prazo dores na coluna e nas patas. As unhas também podem encravar, pois sem o corte tendem a enrolar e se instalar na "almofadinha" do animal.

Nem todos os animais possuem as unhas do 5º dedo, mas os que as tem, devem ser sempre aparadas. Como não entram em contato com o chão e crescem desmesuradamente, frequentemente encravam na pele e fazem feridas.

Para cortar as unhas é necessário um cortador de unhas específico. As unhas possuem uma parte irrigada (sabugo) facilmente notada nas unhas claras (parte rosada), e que não deve ser cortado . O sabugo é irrigado e ao ser cortado, sofre sangramento e dor no animal. Quando a unha é escura, o sabugo não consegue ser visto, portanto as chances de seu corte são maiores. Por esse motivo, o corte deve ser feito conforme desenho, sempre em sua ponta.

Mesmo com o cuidado necessário, é possível que o sabugo seja cortado. Quando isso acontece, a Fórmula Pet utiliza um produto chamado "estanca sangue" justamente para esse fim. Se isso acontecer em casa, não se desespere. Limpe bem a região com algodão e segure firmemente o local por alguns minutos. Se a pressão sozinha não funcionar, coloque um pouco de sal e mais uma vez repita a operação.

É importante lembrar que, a medida que cortamos as unhas, o "sabugo" se retrai, e o contrário também é verdadeiro quando não cortamos. Portanto, unhas pouco aparadas geralmente terão seus sabugos extendidos, ampliando as chances de sangramento.

Mantenha a "manicure" de seu animal em dia. Suas patinhas agradecem!