quarta-feira, 22 de abril de 2009

Casa boa para gato



Para os amantes dos gatos, fazer um espaço especial para eles além de não ocupar tanto espaço pode não ser tão caro. Pranchas nas paredes servem como corredores e pequenas escadas de bonecas podem servir de degraus para o sobe e desce constante. Esses obstáculos deixam o bichano do jeito que gosta - nas alturas. De lá, além de observar tudo que se passa do lado de baixo, ele consegue todo o tempo que quiser para tirar suas longas sonecas.
No Japão, há uma empresa especializada em arquitetura de interiores para gatos (foto 1), que pensa na planta da casa e instala a partir dos cômodos os buracos, entradas e saídas para a diversão do felino.
Quem sabe brevemente não contaremos com alguma empresa fazendo algo assim no Brasil?


terça-feira, 21 de abril de 2009

Tiradentes - herói?

"Tiradentes, como um dos inconfidentes, tinha como principal plano: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar manufaturas no país, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. Seu primeiro presidente já estaria nomeado e seria, durante três anos, Tomás Antônio Gonzaga, após o qual haveria eleições. Nessa república não haveria exército – em vez disso, toda a população deveria usar armas, e formar uma milícia quando necessária. Os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista a libertação dos escravos africanos, apenas daqueles nascidos no Brasil.
Foi preso juntamente com seus companheiros, porém foi o único a ter admitido a "inconfidência". Apesar de inicialmente ter recebido a mesma condenação dos outros, foi o único posteriormente a receber a sentença de morte. Alguns avaliam que provavelmente sua baixa patente militar, sua condição social inferior aos demais e aos seus "poucos amigos", o fizeram a receber tal condenação.
O governo geral transformou sua execução em demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local. Apontam que essa tenha sido uma das possíveis causas para a preservação da memória de Tiradentes, que todo esse espetáculo despertou a ira da população que presenciou o evento.
Executado e esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, distrito de Paraíba do Sul), Vargina do Lourenço, barbacena e Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionários."
(extraído: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um carro bom pra cachorro









Honda acaba de apresentar em Nova York o Element, carro que conta com acessórios especialmente desenhado para os cães. Para os amante do melhor amigo do homem, viajar ou passear com seus cães em um carro passará a não ser mais um tormento, mas uma possibilidade viável. Com abertura para vendas a partir do outono desse ano nos Estados Unidos, o carro conta com uma rampa de acesso, pote de água e ventilador embutidos, e ainda um colchonete/cama que protege o animal evitando lesões em caso de acidente com o automóvel.