sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Preparada

"Nessa última quarta-feira eu vim para pet para fazer um teste. Nos próximos feriados minha família irá viajar e por esse motivo resolveram me deixar em um hotel para cachorros. Eu fiquei meio assim, mas tudo bem. Algumas vezes é bom ficar sem ninguém conhecido para repensar a vida. Eu tenho vários anos para pensar... Fiquei bem, só não sei controlar muito minha ansiedade, e fiquei mais ofegante, respirando mais forte que o normal. Quando fui para a baia, local onde eu vou dormir quando estiver aqui, dei um certo vexame ao fazer xixi em minha colcha. Entraram para me fazer um carinho e descobriram o papelão. Para eu não passar muita vergonha, me fizeram um carinho e disseram que estava tudo bem, que eles tinham outras colchas na loja. Inclusive é essa aí que vocês estão vendo na foto. De resto, tudo bem. Fiz bons passeios, o que me renderam bons xixis e número dois. Acho que tudo isso fará bem para minha silhueta!"Diana

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Duros na queda

Conversando com uma amiga que tem gatos, ela me contou que uma de suas gatas resolveu fazer um "tour" na janela de seu apartamento, e acabou parando na tela do lado de fora. Após um miado "desesperado", a mãe também em estado de pânico retirou a gatinha se esticando pela única janela sem tela. Quando me contou essa história, expliquei para ela que os gatos tem um mecanismo que os protegem das grandes quedas. Na verdade, quanto mais alto for o tombo, maiores as chances que um gato tem de sai ileso. O professor da USP, médico veterinário Archivaldo Reche, explica: "Quanto maior a altura que o gato cair, maior será o tempo queele terá para assumir uma postura correta e diminuir o impacto da queda. Ele aumenta o atrito com o ar para diminuir a velocidade da queda esticando as patinhas. Ele funciona como um planador. Quando cai de altura superior a 6 ou 7 metros, ele consegue fazer esse amortecimento. Mesmo assim, é possível sofrer lesões como acúmulo de ar na pleura (membrana que reveste os órgãos na cavidade torácica), fraturas de maxilar, da mandíbula e da face. Quando a altura é menor, o animal pode cair mais rápido e não conseguir se preparar para o impacto."
É possível que o gato não tenha sete vidas como dizem, mas com certeza são muito mais preparados para o perigo nas alturas. Definitivamente duros na queda!"

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Entendendo o Ciclo da Pulga

Encontramos uma pulga em nosso bichinho. E agora? Pula de um lado, pula do outro, e ficamos tentando encontrá-la na tentativa desesperada de se ver livre de picadas no seu animal e na sua família. Pois então, pare agora com essa loucura, pois mesmo que ache, apenas matá-la não será o suficiente. Veja o por que:

Pulgas adultas - São encontradas nos seres vivos se alimentando de sangue, como vampirinhas. Uma pequena criatura dessa coloca de 20 a 50 ovos por dia.

Pupas - A pupa é um casulo, que eclode com um tempo como uma borboleta. Pode sobreviver no ambiente por mais de 6 meses desta forma. No frio, ficam inertes para que no calor possam eclodir.

Larvas - Buscam lugares escuros para se protegerem da luz e por isso ficam nos tapetes, carpetes, além do próprio animal. As larvas se transformam em pupas de 7 a 15 dias.

Ovos - São depositados na pelagem do cachorro, caem no ambiente e eclodem dentro de 1 a 6 dias formando as larvas.

Proteja seu animal sempre, mesmo quando você não consegue ver a "megera".
Elas podem, além de coceira: causar dematites em cães alérgicos, anemia e transmitir vermes.

E lembrem-se - 95% das pulgas estão no ambiente, portanto, mantenha-o sempre limpo!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Relações humanos e cachorros - parte I

O terapeuta Cesar Millan sugere que deve haver algumas regras nas relações entre humanos e animais. As regras ajudam na comunicação e evitam problemas como mordidas ou mau comportamento do animal. Eis algumas delas:


Passeio: Ao passear com o seu cachorrinho, nada de deixá-lo puxar você. Isso vale inclusive para os cães pequenos, que, apesar de não serem difícies de segurar, exercem uma pressão desnecessária que os colocam no comando. Coloque a guia no seu animal, saia sempre a frente e mantenha-o na sua lateral. Comande e não seja comandado!





Cheirar: Deixe que o animal o cheire, mesmo em locais do seu corpo que você não acha muito conveniente. Deixar-se cheirar é como cumprimentar o animal. Com apenas esse gesto ele consegue captar informações sobre você.

Oferecer a mão: Ofereça sua mão para ser cheirada. É um gesto gentil de sua parte, e o cão reconhece isso. Porém, ofereça com calma, e sempre as costas das mãos e não a palma. Não faça nenhum movimento de aproximação até que ele dê a cabeça para ser acariciada. Essa é uma foma de aprovação.