terça-feira, 21 de abril de 2009

Tiradentes - herói?

"Tiradentes, como um dos inconfidentes, tinha como principal plano: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar manufaturas no país, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. Seu primeiro presidente já estaria nomeado e seria, durante três anos, Tomás Antônio Gonzaga, após o qual haveria eleições. Nessa república não haveria exército – em vez disso, toda a população deveria usar armas, e formar uma milícia quando necessária. Os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista a libertação dos escravos africanos, apenas daqueles nascidos no Brasil.
Foi preso juntamente com seus companheiros, porém foi o único a ter admitido a "inconfidência". Apesar de inicialmente ter recebido a mesma condenação dos outros, foi o único posteriormente a receber a sentença de morte. Alguns avaliam que provavelmente sua baixa patente militar, sua condição social inferior aos demais e aos seus "poucos amigos", o fizeram a receber tal condenação.
O governo geral transformou sua execução em demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local. Apontam que essa tenha sido uma das possíveis causas para a preservação da memória de Tiradentes, que todo esse espetáculo despertou a ira da população que presenciou o evento.
Executado e esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, distrito de Paraíba do Sul), Vargina do Lourenço, barbacena e Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionários."
(extraído: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier)

Nenhum comentário: