terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Relações humanos e cachorros - parte I

O terapeuta Cesar Millan sugere que deve haver algumas regras nas relações entre humanos e animais. As regras ajudam na comunicação e evitam problemas como mordidas ou mau comportamento do animal. Eis algumas delas:


Passeio: Ao passear com o seu cachorrinho, nada de deixá-lo puxar você. Isso vale inclusive para os cães pequenos, que, apesar de não serem difícies de segurar, exercem uma pressão desnecessária que os colocam no comando. Coloque a guia no seu animal, saia sempre a frente e mantenha-o na sua lateral. Comande e não seja comandado!





Cheirar: Deixe que o animal o cheire, mesmo em locais do seu corpo que você não acha muito conveniente. Deixar-se cheirar é como cumprimentar o animal. Com apenas esse gesto ele consegue captar informações sobre você.

Oferecer a mão: Ofereça sua mão para ser cheirada. É um gesto gentil de sua parte, e o cão reconhece isso. Porém, ofereça com calma, e sempre as costas das mãos e não a palma. Não faça nenhum movimento de aproximação até que ele dê a cabeça para ser acariciada. Essa é uma foma de aprovação.

Nenhum comentário: