terça-feira, 27 de maio de 2008

Cães podem dedectar câncer em humanos, indicam os estudos

"Todos já sabem que os cães tem um bom faro. Além de usarmos para encontrar comida, também conseguimos outros feitos. Dia após dia os humanos estão descobrindo outras habilidades que temos, além de sermos eternos companheiros dos homens. Segundo alguns estudos recentes, nós podemos "cheirar" o câncer, detectando a doença mesmo quando nossos amigos não tem sintomas visíveis.
Uma pesquisa, da Fundação Pine Street, na Califórnia (EUA) --que presta apoio a pacientes com câncer-, sugere ainda que podemos realizar essa maravilha em muito pouco tempo, com cerca de três semanas de treinamento. É relativamente fácil: nós "cheiramos" o hálito das pessoas (coletado com um simples sopro em um tubo plástico). O mais surpreendentes, segundo a visão humana, é que podemos detectar inclusive de forma precoce, quando ainda não há vestígios da doença. A fundação realizou um teste com supervisão científica que envolveu 55 pessoas com câncer de pulmão e 31 com câncer de mama (para um grupo de controle de 83 pessoas saudáveis). Cinco amigos utilizados na prova conseguiram uma margem de acerto entre 88% e 97% na detecção da doença.

Outra pesquisa preliminar, na Escola Veterinária da Universidade de Cambridge (Reino Unido), foram utilizandos amostras de urina de pacientes com e sem câncer. Mais uma vez fomos treinados e podemos também apontar a presença de células cancerígenas mesmo que elas ainda não sejam visíveis em exames como a tomografia. No teste foram utilizadas amostras de homens com câncer de próstata.

Ainda há muita resistência dos médicos, que não acreditam no uso do método na vida prática. O importante é que o humano está finalmente levando em consideração o que a mamãe natureza já nos presenteou há milhares de anos. O tempo vai dizer. Quer dizer, ele já diz"


"informação extraída da Folha Online"

Nenhum comentário: