quinta-feira, 29 de maio de 2008

Cruzar ou não?

Recebemos com muita frequência pedidos de nossos clientes para que consigamos namoradas e namorados para os seus bichinhos. A maioria quer um descendente, um que seja "igualzinho" ao amigo atual. É normal que queiramos que nossos animais vivam ad eternum, mas há alguns pontos que devemos lembrar. Em primeiro lugar, nenhum bichinho, filho ou neto, substituirá o nosso atual companheiro. Eles são únicos, e assim como nós, quando deixarem essa vida sobrarão lembranças do período enriquecedor que passou conosco. Em segundo lugar, um cruzamento significa novas vidas. A responsabilidade é unicamente humana. E portanto, se você não está disposto a ficar com todos eles, deverá cuidar para que tenham uma família responsável por zelar pelo seu bem estar físico e emocional.

Muitos acreditam que os machos precisam ter "relação sexual" para acalmar, e as fêmeas uma prenhez antes da castração, o que são inverdades. A castração é uma medida coerente para evitar problemas futuros nas fêmeas como tumores nos ovários, mamas e gravidez psicológica, e nos machos câncer na próstata. Além disso, promovem uma mudança hormonal, o que fará, por exemplo, que machos fiquem um pouco mais tranquilos, questão essa que aflige muitos proprietários.
Lembre-se, posse responsável significa não somente oferecer uma boa vida aos nossos bichinhos, mas responder socialmente por sua vida e de outros que dele virão.

Nenhum comentário: