terça-feira, 26 de maio de 2009

Pets no Japão - vida longa e (nem tanto) próspera

Yokohama - Assim como muitos japoneses em idade avançada, Rudy Fujimoto tem sofrido com dores e coceiras. A primeira vez que visitou a clínica de Takeo Minami ele mal podia andar e portanto fez exame de sangue e passou por uma tomografia que revelou o motivo de seu desconforto: ele estava com um deslocamento em um dos discos da coluna.
Após discutir as opções de cirurgia e efetuar o pagamento, saiu do hospital acompanhado de sua companhaeira, Michiko. Apenas uma coisa o distingue de outros pacientes que passam por procedimentos como o seu, que custou 89 mil ienes (cerca de R$ 1.900), ele não é uma pessoa, e sim um Dachshund miniatura de pelo duro.
Ele é um exemplo da nova população canina japonesa: cachorros bem cuidados e paparicados em todos os aspectos, o que aumenta a expectativa de vida. Com o avanço da tecnologia médica veterinária, assim como hospitais, os bichinhos de estimação japoneses estão vivendo mais.
De acordo com a Universidade de Tecnologia e Agricultura de Tóquio, entre 1993 e 2003 a média de idade dos animais no Japão passou de oito anos para aproximamente 12. "Houve definitivamente uma mudança nos últimos cinco anos." afirma o dr. Minami, proprietário da Clínica Bayside em Yokohoma, que possui equipamentos de ponta como um tomógrafo e aparelho de fisioterapia. "Famílias estão gastando muito mais com seus animais de estimação do que costumavam gastar. No passado as pessoas se envergonhariam em pagar um tratamento caro para seus animais. Agora é perfeitamente normal." Basta andar pelas ruas de Omotesando, em um dos bairros nobres de Harajuko, em Tóquio, e observar que os animais japoneses são os mais mimados do mundo. Chihuahuas em jaquetas, gorros e óculos de sol, com orelhas furadas são um exemplo. A última moda está nos carrinhos infantis para cachorros.
Voltando a tecnologia dos exames, uma chapa ou uma tomografia para animais é mais cara que para humanos, pois é necessário sedar o animal para o procedimento. A venda de seguros de saúde para animais teve um aumento de 31%, apesar da crise, de acordo com a Unicharm, uma empresa vendedora de acessórios para cães e gatos.
Animais domésticos são mimados em todo o mundo, mas no Japão, apesar de tudo, é um pouco diferente: a maioria dos animais muito doentes e sem muita qualidade de vida devido a sequelas de suas efermidades, são eutanasiados por seus donos. " No Japão isso não acontece." diz dr. Minami, que também foi treinador de cães em Nova York (EUA) por oito anos. "Talvez isso tenha a ver com a religião, com a idéia de reencarnação."
O resultado é que a vida dos animais acaba por ser mais longa - ainda que não necessariamente mais feliz.

Nenhum comentário: