sexta-feira, 23 de abril de 2010

Que ração dar para o meu cão/gato?



Devemos lembrar que qualquer dieta deve suprir as necessidades nutricionais do cão e gato, contendo: carboidratos, que proporcionam energia em forma de gordura (lipídeos) e que na forma mais concentrada como veículo para vitaminas lipossolúveis; proteínas e minerais, importantes para o crescimento e reparo dos tecidos; vitaminas, que ajudam a regular vários processos do organismo. Todos eles devem ser fornecidos na quantidade correta, a falta ou excesso pode comprometer a saúde do animal, principalmente se ocorrer na fase de crescimento.


A comida caseira, apesar de ser dificilmente recusada devido a sua palatividade (principalmente se seu conteúdo principal for a carne), de maneira não balanceada pode trazer malefícios ao animal. Por mais difícil que seja resistir àquele olhar pedinchão ao redor da mesa, é muito importante que a base da alimentação seja a ração.


Mas, qual ração escolher? Quanto mais específica, ou seja, indicada para as diferentes fases, melhor: desmame, crescimento, adulto, lactação, e diferentes tamanhos e raças. As exigências nutricionais na fase de crescimento, por exemplo, são bem maiores que na fase adulta, deficiências ou excessos nesta fase pode comprometer a saúde do animal para o resto de sua vida.
Existem rações básicas (standard), linha Premium e linha Super Premium. A primeira possue componentes menos nobres em sua composição, sustentando bem o animal, mas por vezes causando-lhes danos orgânicos a médio e longo prazos.

As linhas Premium e Super Premium possuem componentes mais nobres, como carne de aves e vegetais, o que eleva consideravelmente a qualidade nutricional e, com isso, a saúde do animal.

Alguns efeitos são vistos de imediato, como brilho e maciez do pêlo, brilho dos olhos, disposição geral do animal e boa constituição física. Mas o mais interessante são os efeitos a longo prazo: o animal tem sua expectativa de vida aumentada e, o mais importante, com qualidade de vida. Um animal que consuma a vida toda ração de qualidade, devidamente vacinado e vermifugado, constantemente acompanhado por Médico Veterinário, literalmente morre de velhice. Tal conduta, em princípio, pode parecer dispendiosa. Mas o gasto mais constante fica por conta da ração.

E você, oferece apenas ração para o seu animal? Qual?

Nenhum comentário: